Oito Detetives [Resenha Literária]

“Porque teorias nunca são fatos. E cada uma deve ser confirmada por várias provas.”
Todos os romances de assassinato seguem um conjunto simples de regras. Grant McAllister, um autor de ficção policial e professor de matemática, uma vez se sentou e trabalhou em todos eles.

Mas isso foi há trinta anos. Agora ele está vivendo uma vida de reclusão em uma ilha tranquila do Mediterrâneo - até que Julia Hart, uma editora ambiciosa, bate em sua porta. Seus primeiros trabalhos estão sendo republicados e juntos os dois devem revisitar aquelas velhas histórias.

Mas enquanto lê essas histórias, Julia fica inquieta ao perceber que há partes que não fazem sentido. Pistas intrincadas que parecem fazer referência a um assassinato real. Se ela quer respostas, deve triunfar em uma batalha de inteligência com um adversário perigosamente inteligente. Mas precisa ter cuidado: ela sabe que existe um mistério, mas ainda não percebeu o que existe além dele!


Oito Detetives foi o meu primeiro contato com a escrita do autor Alex Pavesi. A premissa interessante me fez mergulhar de cabeça e tudo o que posso dizer é que da primeira à última página, o livro me manteve completamente presa.

O que eu achei brilhante e um verdadeiro golpe de gênio, foi a estrutura do livro. Temos esse enredo mais abrangente de Julia, a editora tentando trabalhar com o autor de um livro de contos com variações da história do Romance de Assassinato. No entanto, também temos esses contos contidos no livro. Eles são ótimos exemplos do gênero e me peguei ansiosa para ler o próximo, tentando descobrir "quem fez isso?”.

As discussões entre Julia e Grant, o autor do livro em questão, são realmente fascinantes e está claro que Pavesi realmente pensou sobre os componentes do Romance de Assassinato. Então, comecei a realmente pensar sobre como meus filmes, programas e livros favoritos se encaixam na fórmula que foi apresentada. Isso cimentou minha apreciação sobre como o autor conseguiu atender a esses componentes básicos, ao mesmo tempo em que deu o melhor de si para torná-los únicos.


A reviravolta nesses contos tornou-se aparente logo após a primeira “história” apresentada a nós, o leitor. Embora à primeira vista as histórias pareçam ser muito claras na forma como são apresentadas, é apenas com a crítica de Julia que as pequenas falhas se tornam mais aparentes. Desde a descrição de um layout de casa que parece impossível na primeira história, até a descrição de coisas que normalmente são normais como algo que é branco, ali você começa a ver que as coisas não são tudo o que parecem.

Depois de cada crítica feita por Julia, onde essas falhas são apresentadas, eu me peguei voltando a reler os contos e depois começando a me concentrar realmente no que estava sendo apresentado. Era quase como se Pavesi estivesse me levando a colocar meu chapéu de detetive e realmente prestar atenção, o que foi muito agradável de fazer. Isso nunca pareceu uma tarefa árdua e eu admito que senti um pouco de triunfo quando conseguia identificar algo que não se encaixava.

Quando chegamos na última leitura, fomos apresentados ao ato final de nosso conto abrangente. Vou ser honesta aqui, eu estava apenas parcialmente correta com minha dedução sobre o que estava acontecendo. As questões de Julia  estavam muito distantes de minhas teorias e me senti um pouco boba por não ver algumas das pistas apresentadas anteriormente.



Se eu pudesse te falar algo seria “fique ligado até depois dos créditos”.
Assim que chegar ao fim, você saberá o que quero dizer.
“O que quero dizer é que, se a pessoa lê uma ficção criminal agora, é impossível não se perguntar como a história vai acabar. Essa ênfase é tirada do romance de assassinato.”
Oito Detetives de Alex Pavesi foi comparado a Agatha Christie e, posso ver por que essa comparação é mais do que justificada. Este é um livro que homenageia Christie e ainda mantém sua identidade. Eu mais do que recomendo este livro para àqueles leitores que amam um bom mistério e querem encontrar uma nova voz no gênero. Agora, só me resta ficar à espera de seu próximo lançamento.

FICHA TÉCNICA

Título: Oito Detetives
Autor: Alex Pavesi
Editora: Faro Editorial
Nota: 5/5
Onde Comprar: Amazon

Natália Silva
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

2 comentários:

  1. Tudo nesse livro me interessou haha. Está na minha lista para compras futuras.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Olá, Natália.
    Eu amei esse livro. Quando vi o nome da Agatha fiquei com um pé atrás mas foi uma linda homenagem e ainda deixou nós leitores detetives tentando descobrir tudo e confesso não descobri nada hehe. Fui totalmente surpreendida.

    Prefácio

    ResponderExcluir