O Rato Trapaceiro [Resenha Literária]


O Rato Trapaceiro é uma fábula maravilhosa publicada pela Faro Editorial no selo Milk Shakespeare, com um ótimo tema sobre lealdade e honestidade.

João é dono de um armazém e vivia tranquilamente com seu Cão, Gato e um Jumento. Todos cooperavam e faziam sua parte para prosperar, mas um dia o Ratão chega no local e tenta mudar as coisas com os ratos. Malandro, ele finge ter bastante conhecimento por ter vivido numa cidade grande e faz um acordo com o Gato. A cada comida dada, eles cedem um ratinho para ele. Um tanto cruel, mas todos aceitam a proposta, o Gato sai ganhando e os ratos também. No entanto, quando o Cão percebe existe uma parte no acordo. Como ele não entra na casa, sempre fica do lado de fora, ele não contará nada a João se o gato trazer lanches para ele.

Aos poucos o Gato vai ficando mais pressionado e sofre da ambição dos demais, todos querem sempre mais e com isso o dono do Armazém vai ficando cada vez mais pobre e sem saída.


Interessante notar que com uma história curta, simples e fácil Lisandro Santos vai desenvolvendo temas bem mais complexos, como traição, desonestidade, corrupção e até remorso. É claramente uma história infantil com uma lição de moral no final em que o ator explica a importância da justiça e da reflexão sobre nossas atitudes.

Vale lembrar que a história original é do curta-metragem animado A fábula da corrupção. O projeto da animação foi contemplado em um edital de 2009 pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Escritório das Nações Unidas (UNODC), e assim pôde ser produzido para a internet em 2010. Inspirado nas fábulas de Esopo e outras mais de fundo moral que usam os animais para espelharem as ações humanas.

A opção da estética da animação, junto ao formato da fábula e ao estilo rimado, contribuiu para que temas complexos pudessem ser apresentados de forma leve e cativante às crianças, bem como no livro, onde as ilustrações de Maumau corroboram para o dinamismo. A animação participou de muitos festivais e mostras, ganhando uma dezena de prêmios.


O Rato Trapaceiro é idealizado e indicado para crianças, mas se você é adulto como eu vai gostar da edição e da história.

FICHA TÉCNICA

Título: O Rato Trapaceiro
Autor: Lisandro Santos
Ilustrações: Maumau
Onde Comprar: Amazon

 
Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

2 comentários:

  1. Que edição fofinha!!! Parece ser ótimo mesmo pras crianças. Acho que eu sou uma adulta muito ranzinza pra aproveitar uma história assim kkkkk
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curioso para ler esse livro. Achei a estória bem interessante.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir