Do Fundo da Estante: A Mosca [Nostalgia]


O diretor David Cronenberg ganhou respeito da crítica assim que migrou do segmento body horror para filmes essencialmente dramáticos. Seus últimos trabalhos são de inegável qualidade, mas o estilo que o consagrou ainda é responsável pelos seus melhores momentos na sétima arte, sendo A Mosca o auge de sua forma.

Remake de alto nível do clássico A Mosca da Cabeça Branca (1958), o longa de 1986 veio na onda dos filmes de ficção científica que dominaram a década. Pra não passar batido perante a tantos bons títulos, Cronenberg entregou um produto impecável, cujo legado permanece inabalável. Para tanto, o "body horror" atingiu seu ápice ao contar a história do cientista que tem o seu corpo fundido com o de uma mosca que entrou de penetra numa cabine de teletransporte. Ficção científica e horror de mãos dadas mais uma vez sem apelar para o espaço sideral ou o sobrenatural.

Coberto gradativamente por uma pesada e oscarizada maquiagem, Jeff Goldblum interpreta Seth Brundle, o tal cientista e Geena Davis é Veronica, sua namorada. Envolvidos dentro e fora das telas, o casal central entrega um desempenho irretocável em meio a uma crescente tensão conduzida de maneira brilhante por Cronenberg. O processo de transformação de Seth em mosca é o horror mais repugnante possível. Enquanto no original de 1958 o protagonista ganha um cabeção de mosca e apenas um braço transformado, aqui é o corpo todo de Seth que entra em estado de putrefação, se desfazendo ao mesmo tempo em que o DNA da mosca domina e altera cada célula do seu corpo.


Jeff Goldblum encarou um desafio e tanto ao atuar debaixo de muita maquiagem, transmitindo uma série de emoções sem resvalar na caricatura. Geena Davis não fica atrás e mostra que desde sua estreia em Tootsie (1982) até seu primeiro Oscar em 1988 com O Turista Acidental, pavimentou sua trajetória com sólidas atuações.

A Mosca foi um projeto arriscado para todos os envolvidos e poderia ter dado errado caso uma mínima derrapada acontecesse. Felizmente deu tudo certo e o resultado já pode ser visto como um clássico do gênero terror sci-fi.

FICHA TÉCNICA

Título: A Mosca
Título Original: The Fly
Direção: David Cronenberg
Data de lançamento: 16 de abril de 1986

Italo Morelli Jr. 
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

1 comentários:

  1. Olá, Italo.
    Até hoje eu me pergunto como gostava desse tipo de filme. Era muito nojento hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir