Oxigênio [Crítica do Filme]


Alerta claustrofobia em Oxigênio! Quase o filme inteiro se passa dentro de uma câmara criogênica em que a protagonista desesperada pela falta de oxigênio tenta sair a todo custo. Parece até uma trama simples, mas não é, até porque o filme toma um rumo completamente inesperado!

Elizabeth ou biomassa-267 (Mélanie Laurent) acorda sem saber nem seu próprio nome, ela está presa numa câmara de criogenia e não sabe o motivo, e assim como os espectadores, ela vai tentando entender como foi parar nesse lugar. O filme vai nos revelando informações aos poucos o que nos mantém presos na história até o fim, é possível elaborar diversas teorias sobre o que acontece com Liz, mas nenhuma nos prepara para o que de fato está acontecendo. É um plot twist bem diferente do que imaginava.


O longa é dirigido pelo diretor francês Alexandre Aja de filmes como Piranha 3D (2010), Amaldiçoado (2013) e Predadores Assassino (2019) e o roteiro é da estreante Christie LeBlanc. A direção é espetacular e colabora bastante para o sentimento de prisão e angústia que o filme provoca por diversas vezes, praticamente todo ambientado dentro da câmera. Já o enredo, ainda que trate de um tema não tão original, é bem intrigante, mas confesso que depois da revelação final me senti um tanto frustrada.

É preciso destacar o trabalho de Mélanie Laurent (Esquadrão 6) que sustenta todo o filme com suas expressões faciais e tons de voz, quase não há outras pessoas no filme e sua interação com a voz do sistema operacional MILO (Mathieu Amalric de O som do silêncio) é fascinante.


Oxigênio é um filme de ficção científica tenso do início ao fim, é um tanto desesperador acompanhar a protagonista perdendo a cada momento o oxigênio, há cenas de pura apreensão. Pode parecer cansativo um longa focado apenas no rosto de uma mulher, mas a direção e enredo conseguem manter bem o foco, gerando bastante aflição! É um tipo de filme que pouca coisa contada pode acabar com a experiência, no mínimo interessante.

Trailer


FICHA TÉCNICA

Título: Oxigênio
Título Original: o2
Direção: Alexandre Aja
Data de lançamento no brasil: 12 de maio de 2021
Netflix

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

1 comentários:

  1. Fiquei curioso em ver o longa e já vou adicionar no TVST para ver depois.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir