A Bruxa Margaret [HQ]


A Bruxa Margaret é uma forte HQ de Jim Broadbent (ator de Harry Potter e Game of Thrones) e o quadrinista Dix, inspirada na figura de Dulle Griet, em um quadro de Pieter Bruegel, o Velho, de 1536. Há várias interpretações da figura, no quadro há muitas coisas acontecendo, mas uma mulher se destaca com uma armadura, carregando itens que parecem ter sido saqueados e com uma faca e uma espada, uma possível referência à expressão “ele poderia ir ao inferno com uma espada na mão”. No entanto, a figura de Magriet (ou Margaret) não é exclusiva de Pieter Bruegel, existem várias referências sobre ela, como no folclore flamengo, que conta sobre uma camponesa que lidera um exército de mulheres no inferno.


Na HQ, Margaret é uma mulher marginalizada, miserável, que tenta não morrer de fome vendendo enguias na feira. Acima de tudo é uma mulher solitária. E ao mesmo tempo que sofre um pouco de ingenuidade, também tem um alto grau de consciência de sua situação. Amarga e depois sádica, Margaret tenta sobreviver ao exílio que é submetida e na sua vingança até cria um vínculo estranho com sua vítima. E o quadrinho brinca o tempo todo com a ambiguidade em seu enredo: a magia e a humanidade!

A HQ pode parecer até simples no primeiro olhar, com poucos diálogos, mas evoca a figura da mulher e da crueldade humana de diversas formas. Li duas vezes e nas duas tive sensações diferentes sobre a protagonista. Acredito que terei outra numa terceira leitura. E além da história, os traços deformados e naturalistas conversam muito bem com a história, causando certo impacto em algumas cenas que são cruas e sombrias. E as cores majoritariamente frias, pálidas, com certo contraste com o vermelho que Margaret invoca em sua própria reviravolta.



Tão rápida quanto perturbadora A Bruxa Margaret me marcou bastante. Edição maravilhosa da DarkSide® Books, e quem quiser saber mais sobre a história do quadro e suas diversas interpretações que influenciam a HQ sugiro a leitura de "Conheça a lenda de Dulle Griet" no Dark Blog (CLIQUE AQUI). 

FICHA TÉCNICA

Título: A Bruxa Margaret
Autores: Jim Broadbent e Dix
Onde Comprar: AmazonDarkSide® Books

 
Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

3 comentários:

  1. Olá, Michele.
    Eu não sou muito de ler HQs, mas li recentemente uma que fiquei apaixonada. Mas era completamente diferente dessa. Acho que esse tom mais sombrio nos traços e na história não me atraem tanto.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Eu adoro ler quadrinhos, livros de imagens. Este parece ser muito interessante e adorei o traço do ilustrador. Fiquei curiosa para ver mais da obra.

    Beijinhos
    https://tecendoaliteratura.blogspot.com/

    ResponderExcluir