Sete Mentiras [Resenha Literária]


Eu sou uma pessoa de romances, mas por incrível que pareça os suspenses tem tomado conta de boa parte das minhas leituras e assim encarei Sete Mentiras de Elizabeth Kay!

O livro é narrado por Jane, uma narradora nada confiável, mas parece bastante honesta ao nos contar sobre sua amizade com Marnie. As duas são amigas de infância, mas é Jane quem se afasta primeiro ao conhecer o amor da sua vida e se casar com ele. As duas permanecem amigas, mas não da mesma maneira. No entanto, o marido da protagonista morre e é Marnie que se torna o grande apoio de Jane que tem uma profunda admiração pela amiga e também sentimentos de controle e posse.

Marnie conhece Charles e eles passam a morar juntos, só que Jane detesta o homem. Pelo o que ela nos conta, ele é bem arrogante, machista, com ego sensível e em um determinado momento faz algo que afeta bastante Jane, ultrapassando todos os limites. Não dá pra saber se é tudo real ou se a grande carência da protagonista afeta sua visão sobre o marido da amiga. Particularmente acreditei em tudo.


O assassinato é a grande mentira entre várias que Jane solta para Marnie ao longo do livro, tudo muito justificado na visão da narradora. O único problema é que fica uma sensação de que a história acabou antecipadamente, mas daí entra outra personagem na trama, uma jornalista, que faz com que a protagonista tenha que contar mais mentiras.

A narrativa de Elizabeth Kay é muito boa, nos prende na história de Jane que sofre ainda com o luto do marido, uma mãe com alzheimer e uma irmã com bulimia, ela é realmente uma mulher sem amparo, mas Marnie tem a vida dela e nada nessa relação é proporcional. A adoração de Jane por Marnie não se justifica em quase nenhum momento, apenas pela ajuda no enfrentamento do luto nos anos anteriores. Entretanto, é perceptível o desastre emocional que é Jane.


Sete Mentiras não é exatamente uma história de suspense, o que pode frustrar o leitor mais desavisado, já que desde o início sabemos o que vai acontecer, só não sabemos como, talvez o mistério fica para o final, se Jane escapa das mentiras ou não. De qualquer forma é uma narrativa fluída, fácil e rápida de ler.

FICHA TÉCNICA

Título: Sete Mentiras
Autora: Elizabeth Kay
Onde Comprar: Amazon


Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O que tem na nossa estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

1 comentários:

  1. Olá,
    Não conhecia o livro mas parece ser interessante, mesmo não sendo impressionante. Eu, particularmente, gosto sempre mais da forma que a história se desencolve do que do resultado final, então acredito que essa caracteristica do livro não me incomodaria tanto. Gostei desse lado psicológico que parece ter.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir